Gerbera

Gerbera é um género de plantas herbáceas ornamentais pertencente à família das Asteraceae (ou Compostas), a mesma do girassol e das margaridas As espécies que compõe gênero são cultivadas em grandes quantidades pela suas flores , muito apreciadas em arranjos ornamentais e como planta decorativa de exteriores nas regiões de clima temperado de ambos os hemisférios. Inclui cerca de 30 espécies de plantas herbáceas perenes da família das Compostas. Dotadas de folhas basais, e flores reunidas em capítulos solitários com cerca de 10 cm de diâmetro, intensamente coloridos.

Seu gênero é a mesma do girassol e das margaridas. Cultivada em grandes quantidades pela sua flor muito apreciada em arranjos ornamentais e como planta decorativa de exteriores nas regiões de clima temperado de ambos os hemisférios. A propagação da gérbera ocorre por meio de sementes e suas inúmeras variedades. Garantem sua versatilidade: tanto para corte (em arranjos) como para vasos ou jardins (cultivo).

Embora seja uma das preferidas em arranjos florais, a flor gérbera pode ser plantada em vasos, canteiros ou jardins. Possui várias espécies de plantas floríferas caracterizadas por possuírem flores de miolo redondo rodeado por pétalas, tais como girassol e a margarida.

Como plantar a flor Gerbera

Plantada em vasos ou disposta em arranjos florais. Ela pode decorar salas residenciais quanto comerciais, como escritórios, lojas e espaços para eventos. Entres as videiras perenes adequadas para cultivo em vasos ou no solo, encontra-se Hardenbergia.

Só mais recentemente sementes importadas que resultam em plantas mais compactas, apropriadas para serem cultivadas em vasos, floreiras e até mesmo nos jardins, começaram a ser propagadas agora por aqui. A planta hoje tem seu cultivo mais indicado em vasos por evitar a ocorrência de doenças e facilitar a nutrição da planta.

Preço

O preço dos envelopes em torno de 100 a 300 sementes podem variar de R$1 a R$2 dependendo a região.

A flor gérbera (Gerbera jamesonii (Adlam)) é uma das mais populares plantas ornamentais do mundo, tanto como flor de corte como de vaso. Da família das Compostas, do Sul da África e da Ásia, aclimadas no Brasil. Com folhas basais tufadas e capítulos solitários de flores amarelas, cor-de-rosa ou cor de laranja.

Gerbera Amarela

foto flor gerbera amarela

Gerbera Vermelha

foto flor gerbera vermelha

Uma coisa que começa errada dificilmente dará certo com tempo, esse raciocínio é perfeito no caso das Gérberas. Pois se cultivo dessas plantas começa de forma errada não se deve esperar que floresçam de forma bonita e saudável.

Como cuidar de Gerbera

Para manter sua gérbera bonita por mais tempo, remova folhas, flores e ramos mortos, dificultando apodrecimento da planta e facilitando aparecimento de novos brotos.

  • Para podar as plantas rente ao solo no final da floração. Para estimular nova brotação, deve-se podar as gérberas rente ao solo, no final da floração.
  • No plantio, o solo precisa ter boa drenagem para não encharcar
  • A fertilidade do solo deve ser de médio a alto e o pH ligeiramente ácido
  • Cultivos em solo devem ter covas abertas. Aproximadamente a 15 a 20 centímetros  de diâmetro e espaçamento em torno de 30 a 40 centímetro

A floração acontece de um a dois meses após o plantio A planta pode ser mantida em vaso por dois anos, período que coincide com o do uso do substrato.

Adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *