Sapatinhos-do-diabo

As Sapatinhos-do-Diabo são pequenas e apresentam uma cor vermelha intensa, sendo perfeitas para decorar jardins externos. A planta tem o nome científico de Pedilanthus tithymaloides. Também pode ser conhecida popularmente como picão, planta-zigue-zague, sapatinho-de-judeu, dois-amores e pedilanto. Esta flor pertence à família Euphorbiaceae, o que lhe confere a característica de arbusto.

Os sapatinhos-do-diabo são flores típicas da América do Sul e América Central, se adaptando com maior facilidade às regiões que possuem o clima Tropical, Subtropical, Semiárido e Equatorial. Esta planta é resistente, mas requer alguns cuidados para crescer de forma saudável. Saiba abaixo como cultivar os sapatinhos do diabo:

Quando os Sapatinhos-do-Diabo Florescem

sapatinhos-do-diabo

Os sapatinhos-do-diabo são flores que possuem um ciclo de vida perene, ou seja, que têm capacidade para florescer durante todo o ano, principalmente na primavera e verão. A planta cresce em formato de arbusto, podendo atingir uma altura de 80 cm a 2 metros.

Ao florescer, os sapatinhos-do-diabo são arbustos suculentos com seiva leitosa, apresentando ramos de cor verde, que crescem em zigue-zague e acompanha a disposição das folhas. As folhas são em formato oval, enquanto que as flores recebem a proteção de brácteas vermelhas ou rosáceas.

sapatinho do diabo

Cuidados Com o Cultivo

Como os sapatinhos-do-diabo são arbustos grandes, o ideal é plantá-los em um jardim externo, para a decoração em vasos e varandas é recomendada optar pelas versões anãs da planta. Esta flor deve ser plantada em um solo bem drenável e leve, que recebe sol pleno ou meia-sombra.

Apesar de ser resistente aos períodos de estiagem, o mais indicado é regar as flores sapatinhos-do-diabo duas vezes por semana com intervalos de três dias. Para estimular o crescimento da planta é recomendado enriquecer o solo com matéria-orgânica, especialmente durante a primavera e o verão.

Cuidado!

É preciso tomar cuidado ao manipular os sapatinhos-do-diabo. A flor contém um látex cáustico tóxico e pode causar queimadura se entrar em contato com mucosas e a pele.

sapatinhos do diabo flores

Um comentário
  1. RENATO
    | Responder

Adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *