Clúsias

As Clúsias são flores pequenas e muito delicadas, sendo perfeitas para decorar jardins externos. A planta tem o nome científico de Clúsia fluminensis. Podendo ser conhecida popularmente como Clúsia, fazendo parte da família Clusiaceae. O que lhe confere um formato de arbusto, apresentando uma folhagem bastante ornamental, rígida em forma de gota.clúsias

As flores são originárias da América do Sul, mais especificamente no Brasil. Tendo sido descobertas no litoral do Rio de Janeiro e São Paulo, se adaptando com maior facilidade às regiões com o clima Tropical e Subtropical, pois necessitam de calor e luminosidade para se desenvolver.

Uma das principais características das clúsias é ter a capacidade de absorver gás carbônico. Tendo uma fotossíntese mais eficiente, que contribui para a purificação do ar.

Quando as Clúsias florescem?

As clúsias são flores que possuem um ciclo de vida perene, que podem florescer durante todo o ano. Porém, a floração desta planta é mais intensa nas estações primavera e verão, pois as temperaturas altas favorecem o seu crescimento. Ao se desenvolverem, as clúsias podem atingir um tamanho entre 1 e 3 metros de altura.

Como Cultivar as Clúsias

clusias floresAs plantas de grande porte e acrescem em formato de arbusto, devendo serem plantadas em jardins externos e de preferência ancoradas em muros, cercas ou treliças. O local escolhido para o plantio deve apresentar um solo fértil e drenável, além de receber sol e luminosidade plena. Pois a planta carece de calor e luz para crescer.

As flores clúsias devem ser regadas periodicamente, pelo menos, uma vez por semana. Na primavera e verão, as regas podem ser aumentadas para duas vezes por semana, mas com cautela, uma vez que é necessário manter a terra úmida, mas sem encharcá-la para não prejudicar a raiz. Enriqueça o solo a cada seis meses para fortalecer o desenvolvimento da planta.

Adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *